Home > Notícias > Município celebra 25 de abril com diversas iniciativas

Município celebra 25 de abril com diversas iniciativas

No ano em que se assinalam os 50 anos do 25 de abril, o Município de Resende celebrou o Dia da Liberdade com diversas atividades dirigidas a vários públicos.

As comemorações iniciaram-se no sábado, dia 21, com a peça de Teatro “A Madrugada”, pela Oficina de Teatro Eç’Agora, que contou a história de um país de pessoas tristes, cujo seu tesouro, a liberdade, tinha sido roubado.

Seguiu-se no domingo, dia 22, o jogo “A brincar também aprendo: À descoberta do 25 de abril”, um quizz de perguntas sobre Portugal antes e pós a Revolução dos Cravos.

Na noite de 24 de abril, quarta-feira, o Auditório Municipal recebeu o concerto “Vozes da Liberdade – Músicas e Memórias do 25 de abril”, um espetáculo com músicas da revolução, interpretadas pelo Grupo Coral de Resende, intercalado com a declamação de poemas, pela voz de resendenses, e testemunhos em vídeo de munícipes, de cada freguesia, que viveram o período pré-25 de abril.

Na terça, dia 25, as comemorações iniciaram-se com o desfile dos Bombeiros Voluntários de Resende e da Banda Musical “A Velha” de S. Cipriano. Após a Guarda d’Honra da Associação Humanitária seguiu-se o hastear das bandeiras, nos Paços do Concelho, ao som do Hino Nacional. Posteriormente o grupo musical atuou no Largo da Feira.
Seguidamente decorreu a cerimónia de inauguração do Memorial dos Antigos Combatentes de Resende na Guerra Colonial, no Jardim 25 de abril.

Pelas 11h30 decorreu, no Auditório Municipal, a Comemoração Solene do 50.º Aniversário do 25 de Abril, que se iniciou com o Hino do Poder Local, pela Banda Musical “A Velha” de S. Cipriano, seguindo-se a apresentação da peça “A Madrugada” representada pela Oficina de Teatro Eç’ Agora.

Seguiram-se as intervenções que decorreram pela seguinte ordem: Paulo Águas, em representação do PPD/PSD na Assembleia Municipal, Joaquim Alves, em representação do PS, na Assembleia Municipal, o Presidente da Câmara Municipal, Garcez Trindade, pela Câmara Municipal, e o 1º Secretário, Adão Azevedo, da Assembleia Municipal. No final da sessão solene foi servido um Porto d’ Honra com um bolo alusivo aos 50 anos da revolução.

Pelas 16h00, no Museu Municipal de Resende, decorreu a exibição do documentário “Recordar Abril.”

Relembramos ainda que no âmbito das comemorações, amanhã, dia 26, pelas 21h30, o Auditório Municipal recebe o concerto “Celebrar Abril”.

Um espetáculo onde munícipes, de todas as freguesias do concelho, acompanhados pelos professores da Academia de Música do Município de Resende, irão abrilhantar a noite com músicas ligadas à revolução.