No dia 30 de abril, a Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Resende, com o apoio do Agrupamento de Escolas, juntou as crianças do 1.º Ciclo dos Centros Escolares de Resende, de S. Cipriano e de S. Martinho de Mouros, no Largo da Feira, para formar um laço humano azul gigante, marcando assim o encerramento da campanha realizada no âmbito do “Mês da Prevenção dos Maus-Tratos na Infância”.
Foram diversas as atividades desenvolvidas durante o mês de abril que pretenderam sensibilizar a comunidade para a temática da prevenção dos maus-tratos na infância e juventude.
Assim, durante todo o mês encontrou-se exposto na fachada do edifício dos Paços do Concelho um Laço Azul gigante, símbolo desta campanha de prevenção.
Foram tiradas fotografias demonstrativas de afeto entre pais e filhos, envolvendo todas as crianças e jovens do Agrupamento de Escolas de Resende, que vão estar em exposição durante o mês de maio em diversos espaços públicos.
Nos dias de feira, na Vila de Resende (dias 6 e 20) e nos dias 18 e 28, nos supermercados Meu Super e Pingo Doce, foram distribuídos panfletos informativos, pelas comissárias.
No dia 25 de abril, na Sessão Solene Comemorativa do 45.º aniversário do 25 de abril, decorreu a apresentação da peça “Ai Portugal, Portugal…”, que foi representada pela oficina de Teatro Eç’ Agora.
As iniciativas realizadas tiveram como objetivos promover a motivação das crianças e jovens para que sejam sujeitos ativos na construção de uma comunidade promotora dos direitos humanos; demonstrar as relações de proximidade e de afeto entre pais e filhos; sensibilizar e alertar a comunidade para a problemática em causa; aumentar a responsabilidade da comunidade na deteção e comunicação de situações de maus tratos e prevenir e favorecer a intervenção precoce em situações de maus tratos.