Home > Notícias > Luta Biológica contra a Vespa das Galhas do Castanheiro

Luta Biológica contra a Vespa das Galhas do Castanheiro

No âmbito do protocolo BioVespa, o Município de Resende realizou uma ação de combate contra a vespa das galhas do castanheiro, com três largadas do parasitóide Torymus sinensis, efetuadas, no dia 17 de maio, na União das Freguesias de Anreade e S. Romão de Aregos e nas freguesias de S. João de Fontoura e S. Martinho de Mouros.

A vespa das galhas do castanheiro (Dryocosmus kuriphilus yasumatsu) é, atualmente, considerada uma das pragas mais prejudiciais para os castanheiros, podendo constituir uma séria ameaça à sustentabilidade dos soutos e castinçais da região, sendo que a luta biológica é o método mais eficaz de combate a esta praga.

De referir que, em estudos de monitorização do parasitóide Torymus sinensis, estes já foram identificados no nosso concelho significando que a sua instalação/ adaptação está a decorrer conforme o planeado.

Esta Luta biológica está a ser desenvolvida no Município de Resende desde 2015, sendo que o território de castanheiros no concelho está todo coberto pelo raio de ação do parasitóide Torymus sinensis.