Home > Notícias > Leonor Macário e Margarida Pinto vencem a Fase Intermunicipal do CNL

Leonor Macário e Margarida Pinto vencem a Fase Intermunicipal do CNL

Realizou-se nesta sexta-feira, 21 de abril, em Lousada a Fase Intermunicipal da CIM do Tâmega e Sousa da 16ª edição do Concurso Nacional  de Leitura (CNL), na qual participaram alunas e alunos apurados nos seus municípios a nível escolar e municipal (3 por nível de ensino). Depois de uma prova escrita realizada durante a manhã, foram selecionados para a prova de palco no Auditório Municipal de Lousada cinco finalistas por ciclo, detentores das cinco melhores notas na prova escrita. A prova oral constituída por uma prova de leitura expressiva e uma outra de argumentação selecionou dois vencedores por ciclo de ensino para competirem agora na fase nacional do concurso.

O concelho de Resende esteve representado por 12 alunas e alunos, do Agrupamento de Escolas de Resende, tendo levado à prova de palco três alunas: Micaela Vieira, aluna do Ensino Secundário e duas alunas do 2º Ciclo do Ensino Básico, Leonor Gabriel Macário e Margarida Caetano Pinto, tendo estas duas últimas vencido esta fase do concurso no seu nível de ensino. Estas duas alunas da Escola Dom António José de Castro (EB2 de Resende) irão agora representar a CIM do Tâmega e Sousa na fase nacional do concurso, constituída por uma prova escrita de pré-seleção online que preceder uma prova de vídeo e uma prova oral de palco.
​​​​​​
O CNL, visando estimular o gosto e os hábitos de leitura e melhorar a compreensão leitora, é uma iniciativa do Plano Nacional de Leitura 2027 em parceria com a Rede de Bibliotecas Escolares, a Direção-Geral do Livro dos Arquivos e das Bibliotecas (DGLAB), o Camões – Instituto de Cooperação e da Língua, a Direção-Geral de Administração Escolar/Direção de Serviços de Ensino e das Escolas Portuguesas no Estrangeiro e a RTP, responsável pela cobertura televisiva do evento.

Parabéns a todos os participantes no CNL, em particular, às vencedoras Resendenses da Fase Intermunicipal!