Notícias

Home > Notícias > Laço Azul assinala mês da Prevenção dos Maus Tratos na Infância

Laço Azul assinala mês da Prevenção dos Maus Tratos na Infância

Para assinalar o Mês da Prevenção dos Maus-Tratos na Infância, a Comissão de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ) de Resende instalou um laço azul gigante na fachada do edifício da Câmara Municipal e outro no Mercado Municipal, elaborado pelas jovens da Santa Casa da Misericórdia de Resende.

Os laços permanecerão em exposição durante todo o mês de abril.

A história do Laço Azul na campanha de prevenção dos maus-tratos na infância começou nos Estados Unidos, em 1989, quando uma avó, Bonnie Finney, decidiu amarrar uma fita azul à antena do seu carro como forma de alerta para a violência infantil.

O gesto simbólico foi inspirado pela sua própria experiência pessoal e trágica: os seus netos tinham sido vítimas de maus-tratos, sendo que um dos netos, infelizmente, acabou por falecer.

E porquê azul?

O azul representa as nódoas negras deixadas nos corpos das crianças maltratadas, servindo como um lembrete constante da necessidade de proteger os mais vulneráveis. Desde então, a campanha do Laço Azul espalhou-se pelo mundo, tornando-se um símbolo da luta contra os maus-tratos na infância.

Relembramos que neste mês, dedicado à Prevenção dos Maus-Tratos na Infância, a CPCJ de Resende promove diversas ações para sensibilizar e alertar a comunidade para esta problemática.