Home > Notícias > Inauguração da Sede dos Escuteiros de Resende

Inauguração da Sede dos Escuteiros de Resende

Este sábado, dia 10 de julho, pelas 17h00, o Presidente da Câmara Municipal de Resende, Garcez Trindade, vai proceder à inauguração da sede do Agrupamento 1096 do Corpo Nacional de Escutas (CNE), instalada na antiga Escola Primária de Rendufe de Cima, recebendo a bênção do Pároco da Paróquia de Resende, José Augusto Marques.

Esta inauguração marca as comemorações das Bodas de Prata do Agrupamento 1096 do CNE, contando com a presença de outras entidades, como a Junta de Freguesia de Resende, Junta Regional do CNE e o próprio Agrupamento.

De referir que o edifício foi cedido pela Câmara Municipal de Resende à Paróquia de Resende por deliberação camarária de 15 de abril de 2008, tendo sido assinado contrato de comodato no dia 8 de novembro de 2010, para os seus fins pastorais, nomeadamente para instalação da sede do Agrupamento 1096 do CNE.

Dada a degradação do edifício e a exigência por parte do CNE, de criação de condições de segurança para a realização das atividades com as crianças e jovens, foi necessário proceder a obras de requalificação das instalações existentes.

Assim, em reunião ordinária do Executivo Municipal realizada a 17 de junho de 2021, sob proposta do Presidente da Câmara Municipal, foi deliberado atribuir um subsídio monetário no valor de 30.000,00 euros distribuído em partes iguais nos anos de 2021 e 2022, tendo o Município colaborado, ainda, com o arranjo do espaço exterior, cedendo máquinas e materiais necessários.

A obra de requalificação contou com as seguintes intervenções: substituição do piso total do edifício, bem como do telhado, adaptação das casas de banho, balneários e cozinha, substituição de toda a rede elétrica, água e gás, construção de rampas de acesso e casa de banho para deficientes, sistema de proteção contra incêndios, pintura total do interior e do exterior, bem como algumas adaptações no interior e exterior do edifício e arranjos exteriores, num investimento total de 35.000,00 euros.

Desta forma, o Município continua a seguir a sua estratégia de apoio à juventude, com o objetivo de proporcionar melhores condições para o desenvolvimento de atividades que promovam processos de educação e socialização das crianças e jovens do concelho.