Home > Notícias > Inauguração da Exposição “Ecos do 25 de abril na Imprensa Local”

Inauguração da Exposição “Ecos do 25 de abril na Imprensa Local”

Decorreu ontem à tarde, dia 2 de abril, na Biblioteca Municipal, a inauguração da exposição “Ecos do 25 de abril na Imprensa Local”.

A mostra reúne um conjunto de notícias publicadas pelo jornal “Miradouro” no período entre abril de 1974 e abril de 1975. Neste período da História de Portugal a imprensa local destaca-se a exaltar o Movimento das Forças Armadas e a difundir as notícias há muito aguardadas. No interior do país surgem os ecos desta tão desejada liberdade e ilustram a forma como a região viveu estes ventos de mudança. Esta memória na nossa região, preservada nas páginas do jornal “Miradouro”, à altura a única imprensa local e jornal que até hoje escreve sobre os concelhos de Resende, Cinfães e Castelo de Paiva, ilustram a forma como estes momentos foram sentidos pela comunidade.

Paralelamente, encontra-se também em exposição no mesmo espaço um conjunto de livros censurados ou proibidos durante o Estado Novo.

A iniciativa, que pode ser visitada até junho, surge aliada a um conjunto de atividades no âmbito das comemorações dos 50 anos do 25 de Abril, promovidas pela Rede Intermunicipal de Bibliotecas do Tâmega e Sousa, da qual a Biblioteca Municipal de Resende faz parte.