Home > Notícias > II Caminhada Cultural assinalou inauguração das obras de Conservação e Restauro da Igreja de São Martinho de Mouros

O Município de Resende organizou a II Caminhada Cultural, no dia 9 de novembro, em São Martinho de Mouros, à semelhança do que já tinha decorrido em Barrô no mês de outubro.

Durante a caminhada os participantes ficaram a conhecer não só todo o património natural que a freguesia oferece a quem a visita mas também algum do seu património histórico e cultural como, por exemplo, o Miradouro do Imaculado Coração de Maria, o Pelourinho de São Martinho de Mouros ou o Penedo da Senhora.

A visita à igreja intervencionada ficou para o fim da caminhada onde decorreu a cerimónia de inauguração. Estiveram presentes, para além do Executivo Municipal, participantes da caminhada e população local, representantes da Rota do Românico, Direção Regional da Cultura do Norte e da Empresa Alexandre Maniés – Conservação e Restauro Lda., responsável pelo trabalho.

Garcez Trindade, Presidente do Município de Resende, salientou na sua intervenção a beleza patrimonial da Igreja não só para os resendenses mas também enquanto atrativo turístico referindo a sua satisfação, partilhada pelos munícipes, do resultado da intervenção. O Pároco da Freguesia, Excelso Ferreira, partilhou também a sua satisfação e agradeceu a todos quanto tornaram possível a reabilitação.

Intervieram também Alexandre Maniés que explicou os procedimentos do restauro; José Augusto, da Rota do Românico, que salientou o esforço da mesma para a preservação do património e Fernando Ribeiro, da Direção Regional da Cultura do Norte.

Esta iniciativa foi organizada no âmbito da inauguração das obras de Conservação e Restauro da Igreja de São Martinho de Mouros cuja intervenção baseou-se em trabalhos de retificação, promovidos pela Rota do Românico, que abrangeram quatro retábulos em talha, os dois tetos, o púlpito e 15 esculturas de madeira, num investimento de cerca de 125.000 euros que se encontravam num deficiente estado de conservação com as adulterações que foram sofrendo no decorrer do seu percurso histórico.

Este procedimento foi feito no âmbito da operação “Valorização Patrimonial da Rota do Românico”, apresentada pela Associação de Municípios do Vale do Sousa ao programa Valorizar – Linha de Apoio à Valorização Turística do Interior e financiado a 90% pelo Turismo de Portugal e 10% pelo Município de Resende.