Home > Notícias > Fim de semana recheado de atividades culturais

Fim de semana recheado de atividades culturais

Foram diversas as iniciativas culturais que a Câmara Municipal promoveu durante o fim de semana de 25 e 26 de fevereiro, dirigidas a todos os públicos.

Música, teatro e arte estiveram em destaque, num convite à aprendizagem e à cultura.

No sábado, dia 25 de fevereiro, da parte da manhã, decorreu a segunda sessão da atividade “Workshop Infantil de Arte”, dirigida a crianças dos 6 aos 12 anos de idade. Nesta segunda sessão, as crianças deram continuidade ao trabalho realizado na primeira sessão, que consistiu no desenvolvimento de uma pintura em tela, após o esboço que tinha sido realizado em papel vegetal.

Da parte da tarde, o Museu Municipal de Resende recebeu a iniciativa “Workshop Musical” com a Banda de Música “A Velha” de S. Cipriano. Na atividade, dirigida à comunidade em geral, as pessoas participantes tiveram oportunidade de estar em contacto com os instrumentos musicais de sopro, aprendendo como funcionam, bem como sobre os estilos musicais em que são utilizados.

Ainda no sábado, da parte da tarde, teve lugar na Sede da Junta da União de Freguesias de Anreade e São Romão, a iniciativa “Oficina das Sílabas”. A atividade, dirigida às crianças com idades compreendidas entre os 4 e os 7 anos, compreende a realização de atividades que possibilitem às crianças desenvolver competências linguísticas associadas à consciência fonológica e às competências pré-leitoras.

À noite, no Auditório Municipal de Resende, esteve em cena a peça de teatro “Germinação” pelo Teatro Regional da Serra do Montemuro, onde uma atriz e um ator, com apenas uma mala e pequenas marionetas (objetos), transformam-se em personagens e momentos das nossas duas histórias: “ver crescer uma semente como quem conta a história de um país. Um cruzar de dois inícios: uma semente e uma nação”. Um espetáculo de infância e famílias de grande qualidade.

As atividades de fim de semana encerraram no domingo, dia 26 de fevereiro, com o Atelier de Arte do Barroco, que decorreu no Museu Municipal de Resende.

Neste atelier foi realizada uma apresentação sobre a arte do Barroco, que é um estilo artístico surgido no século XVI e que teve seu auge no século XVII. Foi abordada a presença deste estilo nas nossas igrejas românicas de Barrô, Cárquere e S. Martinho de Mouros. No final, as pessoas participantes foram desafiadas a realizar o corte e a dobragem de uma maqueta em 3D da Igreja de S. Martinho de Mouros, da autoria da Rota do Românico.