Home > Notícias > Festival da Cereja trouxe milhares de visitantes a Resende

Festival da Cereja trouxe milhares de visitantes a Resende

O mês de junho abriu em Resende com o já habitual Festival da Cereja, que decorreu no fim de semana de 1 e 2 de junho, onde 130 produtores disponibilizaram o fruto que faz as delícias de muita gente.

Para o Presidente da Câmara Municipal de Resende, Garcez Trindade “Este ano tivemos um bom ano de cereja, em termos de qualidade e quantidade. O balanço desta iniciativa é extremamente positivo, já que o Festival da Cereja atrai cada vez mais gente ao concelho, que ficam impressionadas não só com a qualidade da nossa cereja, mas também com o nosso património natural e cultural. A cereja é o produto agrícola que mais contribui para a sustentabilidade económica do nosso concelho, daí as iniciativas que nós lhe dedicamos, não só com a realização desta festa, mas também com outras atividades ao longo do ano que pretendem potenciar a produção deste fruto”.

Na realidade, foram milhares de visitantes que se deslocaram a Resende para provar a cereja e conhecer outros produtos, como as compotas e os licores, os vinhos, enchidos e peças de artesanato ligadas à cereja. Também as Cavacas de Resende, candidatas ao concurso “7 Maravilhas Doces de Portugal”, não faltaram à festa. As 11 freguesias do concelho fizeram-se representar em stands próprios, onde apresentaram as suas potencialidades turísticas.

Durante todo o fim de semana houve animação de rua e animação musical, com diversos grupos de bombos do concelho, a Classe de Conjunto de Acordeões e Concertinas da Academia de Música de Resende, a Banda “A Nova” de S. Cipriano, os Grupos “A Ronda dos 4 Caminhos” e “Arkadia” e a Banda “Projeto”.

No domingo, 400 alunos do 1.ª e 2.ª ciclos deram vida ao desfile temático “Memorial à Cereja”, desfilando pelas ruas da Vila, acompanhando os carros de bois de raça arouquesa, decorados pelas juntas de freguesia, com a rainha da festa. Pelo meio foram vários os grupos e tocatas de ranchos tradicionais que animaram o cortejo.

O Secretário de Estado da Juventude e do Desporto, João Paulo Rebelo, no domingo, esteve em Resende, para uma visita ao Festival da Cereja, onde esteve em contacto com os produtores, tendo depois assistido ao desfile.

Pelo 4.º ano consecutivo a autarquia promoveu o concurso “Melhor Doce/Bolo de Cereja de Resende, ao qual concorreram cerca de duas dezenas de resendenses, que apresentaram doces de qualidade e bastante originais. A vencedora foi Liliana Isabel Reis, Mónica Cristina Cardoso Pinto conquistou o 2.º lugar, sendo que em terceiro lugar ficou o Restaurante “Douro à Vista”.

Esta foi a 18.ª edição do Festival da Cereja de Resende, uma iniciativa de grande importância para a economia local, que pretende não só promover o seu produto de excelência, mas também divulgar as potencialidades do concelho, atraindo cada vez mais visitantes e turistas à região.