Home > Notícias > Festa das Cavacas regressou a Resende com dois dias de festa

Festa das Cavacas regressou a Resende com dois dias de festa

A Festa das Cavacas, que regressou a Resende no passado fim de semana, foi um sucesso com milhares de pessoas a visitarem o certame, após dois anos de interregno devido à pandemia.

Numa organização do Município de Resende, com o apoio da Dolmen, Cooperativa de Desenvolvimento Local e Regional, o certame juntou mais de duas dezenas de produtores que conseguiram vender cerca de tonelada e meia de cavacas, promovendo este doce como uma das especialidades mais características da doçaria tradicional da região.

Para além das cavacas, a festa voltou a contar com mostra de artesanato, vinhos e licores, numa promoção dos produtos originais e típicos do concelho. Mas, não só de prova de cavacas e mostra de artesanato se fez a festa, durante os dois dias, grupos de música tradicional e artistas nacionais, animaram o recinto.

Durante o certame, o Presidente da Câmara Municipal de Resende, Garcez Trindade, mostrou-se satisfeito com o regresso do evento, que muito contribuiu para a dinamização da economia local, agradeceu a presença dos produtores, dos artesãos, dos grupos de animação, e dos visitantes que se deslocaram à festa, bem como o apoio da Dolmen para a sua realização.

Destacou, ainda, que “estamos a trabalhar com a Associação de Municípios do Douro e Tâmega para a certificação da Cavaca de Resende, com o intuito de criar condições para que os produtores confecionem o doce de forma tradicional e com qualidade, registando a marca e promovendo-a a nível nacional e internacional”.

A principal novidade deste ano foi a apresentação de 14 metros de cavacas, disponíveis para degustação dos visitantes, que puderam comprovar o sabor autêntico deste doce tradicional.

A festa das Cavacas de Resende regressou ao concelho, afirmando-se como um dos eventos gastronómicos de excelência a nível nacional.