Home > Notícias > Festa “Arco-íris” encerra programa “Férias na Câmara – verão 2024”

Festa “Arco-íris” encerra programa “Férias na Câmara – verão 2024”

No dia 9 de agosto, à noite, o Largo da Feira recebeu a Festa de Encerramento do programa “Férias na Câmara – verão 2024”, intitulada “Arco-íris”.

Um espetáculo, onde as crianças e jovens que participaram no referido programa apresentaram, perante uma plateia completamente cheia, um espetáculo de música repleto de brilho, alegria e cor.

O título da festa “Arco-íris” encontra-se relacionado com as atividades que foram realizadas, sendo que em cada semana os monitores trabalharam com as crianças as cores do arco-íris associadas aos valores humanos, como por exemplo, amizade, amor e união.

O programa “Férias na Câmara” é uma iniciativa do Município de Resende dirigida a crianças e jovens com idades compreendidas entre os 3 e os 12 anos, que frequentam a Educação Pré-Escolar, o 1.º e o 2.º Ciclos do Ensino Básico no concelho, sendo que a inscrição e o transporte para participação no programa são assegurados pelo Município, de forma gratuita.

Este ano, durante 7 semanas, 320 crianças ocuparam os seus tempos livres de forma divertida, com jogos lúdicos, atividades desportivas, atividades associadas à ciência, à proteção e defesa do ambiente, à expressão plástica, momentos de relaxamento e leituras para a igualdade, na Biblioteca Municipal, visitas ao Museu Municipal, ao Centro Interpretativo da Cereja e ao Centro de Apoio ao Turismo Ativo, em Felgueiras, diversão nas piscinas municipais e desportos náuticos no Parque Fluvial de Porto de Rei, explorando diversos espaços municipais.
Realizaram-se atividades com a Rota do Românico, workshops de Música com a colaboração das Escolas de Música do Concelho e jogos de Ténis de Mesa com a colaboração do Clube de Ténis de Mesa dos Bombeiros Voluntários de Resende.

Foram, ainda, realizadas visitas ao Centro Hípico de Baião, ao Centro de Recolha Oficial de Animais a uma Quinta em S. Cipriano, aos CTT, à GNR, à Associação Portas P’ra Vida e à Fábrica das Águas, onde os participantes ficaram a conhecer e a compreender o seu funcionamento.

Recorde-se que o programa Férias na Câmara é uma iniciativa do Município que pretende contribuir para a promoção da igualdade de oportunidades no que respeita ao acesso à realização de atividades desportivas, lúdicas, culturais e artísticas, dando oportunidade às crianças de vivenciar novas experiências e, simultaneamente, constituir uma resposta social para as famílias.