Notícias

Home > Notícias > Exposição “Douro, da Nascente até à Foz” no Museu Municipal

Exposição “Douro, da Nascente até à Foz” no Museu Municipal

O Museu Municipal recebeu, este sábado, dia 28 de setembro, a inauguração da exposição de pintura intitulada “Douro, da Nascente até à Foz” da autoria de António Moreira. A mostra vai estar patente até ao dia 17 de novembro de 2019.

O Presidente da Câmara Municipal, Garcez Trindade, que presidiu à inauguração, congratulou e agradeceu ao autor da exposição a disponibilidade para expor as suas obras no Museu Municipal e referiu que “trata-se de uma exposição criada com inspiração no rio Douro, que é o ponto fulcral da beleza paisagística da nossa região e que tem vindo a afirmar-se como uma marca dentro e fora do país”

Por sua vez, António Moreira agradeceu à Câmara Municipal a cedência da Sala de Exposições do Museu para expor as sua obras e explicou a fonte da sua inspiração: o Douro. No final, afirmou que vai oferecer ao Museu Municipal uma das suas obras que ainda se encontra inacabada, que retrata Caldas de Aregos.

Para além desta pintura de Caldas de Aregos, que ainda se encontra inacabada, a exposição integra uma pintura de Porto de Rei.

No final foi servido um Porto d’ Honra.

António Casimiro Moreira, nasceu em Braga a 6 de Abril de 1936
Frequentou a escola em Lomar, Braga, onde fez a escola primária e por dificuldades económicas não prosseguiu os estudos.
Com 14 anos, iniciou a sua atividade profissional como litógrafo e anos mais tarde exerceu funções de desenhador gráfico. Durante quarenta e três anos, foi diretor de produção de uma grande empresa gráfica.
Aos 77 anos cessou a sua atividade profissional e, em 2006, num encontro fortuito com o pintor Gil Maia, desperta o gosto já sentido na juventude pelo desenho. Assim, inscreve-se nas aulas do referido pintor, dando inicio a uma nova etapa da sua vida.
Em 2011, faz a sua primeira exposição na Escola Príncipe da Beira, em Gueifães, sob o tema “Nunca é tarde para começar , expôs o tema” Douro da Nascente até à Foz” no Museu do Vinho do Porto durante dois meses e no Porto Cálem durante três meses e meio .
Em 2017, apresentou na loja interativa do Turismo da Maia uma série de quadros alusivos ao tema “Trajes Maiatos “. Em 2018, a convite da direção do Museu de Resende expõe a obra “Trajes Regionais”..