Home > Notícias > Exposição “A última rota da Transumância” patente no Museu Municipal

Exposição “A última rota da Transumância” patente no Museu Municipal

Encontra-se patente até ao dia 27 de abril, no Museu Municipal de Resende, a exposição “A Última Rota da Transumância”.

Trata-se de uma exposição da autoria de José Poças que reúne uma coleção de artefactos, fotografias, livros, vídeos, trajes e outros elementos relacionados com o tema da transumância. Uma temática que se relaciona muito com Resende e com a Serra de Montemuro.

A mostra foi inaugurada no dia 22 de março e contou com a presença do Executivo Camarário e de uma turma do 10.º ano da Escola Secundária de Resende que foram surpreendidos com a chegada de dois cães de gado transmontano, tendo despertado desde logo a curiosidade por esta exposição.

Na altura, o Presidente da Câmara Municipal, Garcez Trindade, agradeceu a presença do autor e de todos os presentes e a oportunidade proporcionada em trazer até ao Museu a sua coleção de artefactos, fotografias, livros, vídeos, trajes e outros elementos relacionados com o tema da transumância, uma temática muito relacionada com o concelho de Resende

Por sua vez, José Poças referiu que este tema lhe diz muito, pois desde muito novo vivenciou a chegada dos rebanhos e dos seus pastores, que muitas vezes pernoitavam em habitações que pertenciam à sua família.

No final, os presentes tiveram oportunidade de assistir a um vídeo intitulado “Transumantes. Viagem pela Memória”, de Fernando Faria Paulino, sobre a última campanha transumante de 1999.