Home > Notícias > Dia Internacional para a Eliminação da Violência Contra as Mulheres assinalado em Resende

Anualmente, a 25 de novembro, é assinalado o Dia Internacional para a Eliminação da Violência Contra as Mulheres, uma data instituída pela Resolução n.º 52/134 da ONU.

Neste âmbito, o Município assinalou a data no dia 27 de novembro, com a realização de diversas atividades que pretenderam alertar a comunidade para as diferentes formas de violência contra as mulheres.

Assim, durante o dia, no átrio da Câmara Municipal foram expostos 18 pares de sapatos, que representaram o número de vítimas de violência doméstica até esta data, numa ação onde foram distribuídos flyers da UNIDAS – rede de estruturas de atendimento a vítimas de violência doméstica, constituída por 11 estruturas, uma em cada um dos Municípios da CIM Douro, Tâmega e Sousa, onde se integra Resende.

Da parte da tarde, no Auditório Municipal, o Ateliê Sénior de Resende apresentou à comunidade a peça de teatro “Basta”, numa encenação com uma forte carga emocional, que pretendeu alertar para a violência física, psicológica e social que atinge as mulheres de todo o mundo.

Recorde-se que o Município de Resende dispõe de um Gabinete de Apoio e Acompanhamento à Vítima a funcionar no edifício do Palácio da Justiça, na vila de Resende, que integra a UNIDAS. Trata-se de um serviço especializado, confidencial e gratuito com atendimento social, acompanhamento psicológico e aconselhamento jurídico, com horário de atendimento de segunda a sexta-feira, das 9h00 às 17h00 (exceto feriados), podendo ser ajustado em casos especiais.