Home > Notícias > Dia Internacional da Pessoa com Deficiência assinalado com tarde recreativa

Dia Internacional da Pessoa com Deficiência assinalado com tarde recreativa

O Município de Resende celebrou, no dia 7, o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência numa tarde recreativa e de convívio com as pessoas portadoras de deficiência e os seus familiares.

Um auditório cheio assistiu às várias atuações apresentadas pelos utentes das instituições de solidariedade social do concelho, nomeadamente Associação Portas P’ra Vida, A 2000, Casa do Povo de Resende, Irmandade S. Francisco Xavier e Santa Casa da Misericórdia de Resende.

As performances, que incluíram peças de teatro, poesia, música e dança, entre outras, visaram, para além do entretenimento, passar mensagens sobre os vários tipos de deficiência, a inclusão e a consciencialização para uma sociedade mais amiga da pessoa com características especiais.

Garcez Trindade, Presidente do Município, salientou a importância de uma sociedade consciente e sensibilizada para a pessoa com deficiência e os esforços do município relativamente à inclusão dos munícipes com estas características.

Durante a iniciativa decorreu um momento de gratificações no qual foi oferecido um voucher aos utentes das instituições que fizeram parte das apresentações. Esta oferta, uma aula de Hipoterapia no Centro Hípico de Baião, foi um gesto de reconhecimento e de agradecimento por parte do Município às instituições por todo o seu empenho e dedicação às pessoas portadoras de deficiência.

No evento houve ainda espaço para dar voz à audiência, composta por utentes das instituições, colaboradores, familiares e amigos que partilharam com os presentes a sua própria visão do que é viver com alguém considerado diferente, os desafios e as recompensas inerentes. No final o município ofereceu um lanche convívio a todos os participantes.

Com esta iniciativa pretendeu-se consciencializar a população para a importância da participação plena e efetiva das pessoas portadoras de deficiência na sociedade, em condições de igualdade com os outros.