Os Presidentes das Câmaras Municipais de Resende e de Baião, respetivamente, Garcez Trindade e Paulo Pereira, visitaram esta manhã, dia 9 de abril, a obra de construção do Centro de Recolha Oficial de Animais (CRO), que irá servir os dois municípios.
Os trabalhos da obra, situada na Quinta de Brinces, em Resende, foram iniciados em janeiro e a fase inicial foi muito exigente e complexa, dada a necessidade de preparar o terreno para a instalação da estrutura, sendo que, após os constrangimentos iniciais, já foi criada a cota de implantação definida no projeto, com a consolidação e modelação do terreno, estando reunidas as condições para a construção efetiva do edifício, encontrando-se a obra a bom ritmo.
Recorde-se que o CRO é uma obra lançada pelos dois municípios, que pretende dar resposta aos anseios de ambos os autarcas e das suas populações de criar condições para a recolha de animais errantes, permitindo implementar estratégias comuns de controlo e promover medidas ativas de adoção de animais de companhia.
Com capacidade para acolher até 120 cães e 36 gatos, o novo CRO vai dispor de instalações sanitárias e salas de espera, enfermaria, vacina e recobro, assim como um hall coberto, uma sala multiusos e formação, e 30 boxes de alojamento. Há 18 metros quadrados para receber felinos, boxes para animais de grande porte, sala de preparação de alimentos, de higienização, lavagem de material, de quarentena e de resíduos, acompanhadas por um pátio de recreio.