Home > Notícias > Declaração da Situação de Alerta face ao risco de incêndio rural

Declaração da Situação de Alerta face ao risco de incêndio rural

A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil emitiu esta tarde, dia 16 de julho de 2020, um comunicado no qual declara Situação de Alerta face ao risco de incêndio rural.

O despacho, assinado pelos Ministros da Administração Interna e do Ambiente e Ação Climática, abrange o período compreendido entre as 00h00 horas do dia 17 de julho e as 23h59 horas do dia 19 de julho.

A declaração surge na sequência da ativação do estado de alerta especial de nível vermelho – do Sistema Integrado de Operações de Proteção e Socorro – para o Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Rurais em 10 distritos, nos quais se inclui Viseu.

Serão implementadas as seguintes medidas:

1) Proibição do acesso, circulação e permanência no interior dos espaços florestais previamente definidos nos Planos Municipais de Defesa da Floresta Contra Incêndios, bem como nos caminhos florestais, caminhos rurais e outras vias que os atravessem;

2) Proibição da realização de queimadas e queimas de sobrantes de exploração;

3) Proibição total da utilização de fogo-de-artifício ou outros artefactos pirotécnicos;

4) Proibição de realização de trabalhos nos espaços florestais e outros espaços rurais com recurso a qualquer tipo de maquinaria.

Para mais informações aceda ao comunicado no seguinte link: https://www.facebook.com/notes/autoridade-nacional-de-emerg%C3%AAncia-e-prote%C3%A7%C3%A3o-civil/declara%C3%A7%C3%A3o-da-situa%C3%A7%C3%A3o-de-alerta-face-ao-risco-de-inc%C3%AAndio-rural/10158053158378183/