No âmbito do Dia Europeu da Proteção das Crianças contra a Exploração e o Abuso Sexual, que se assinala a 18 de novembro, a Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Resende (CPCJ), em parceria com o Núcleo da Escola Segura da Guarda Nacional Republicana e com o Agrupamento de Escolas de Resende, dinamizou quatro ações de sensibilização junto da população escolar.
Assim foram realizadas ações dirigidas às crianças que frequentam o terceiro e quarto ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB), nos Centros Escolares de S. Cipriano e de S. Martinho de Mouros, no dia 18 de novembro, e no Centro Escolar de Resende, no dia 21 de novembro.
Nas sessões foram, ainda, abordados os direitos das crianças, já que no dia 20 de novembro celebra-se o aniversário da Convenção sobre os direitos das crianças.
Recorde-se que este dia foi criado para que os 47 Estados-membros do Conselho da Europa, onde se inclui Portugal, se empenhem na proteção das crianças, prevenindo ao máximo que venham a ser vítimas deste grave tipo de crime e protegendo-as e apoiando-as caso já tenham sido vítimas do mesmo.