Home > Notícias > Comemorações do Dia Internacional dos Museus

Comemorações do Dia Internacional dos Museus

O Museu Municipal de Resende associou-se às comemorações do Dia Internacional dos Museus, que se assinala a 18 de maio.

O International Council of Museums (ICOM) definiu como tema para esta edição “Museus para a Educação e a Investigação”, pretendendo realçar a importância dos Museus como instituições educativas dinâmicas que promovem a aprendizagem, a descoberta e a compreensão cultural.

Assim, o Município de Resende assinalou esta data especial com o seguinte programa cultural:

Da parte da manhã de sábado decorreu, no Museu Municipal, a iniciativa “Conversas sobre o Património – De Cadeia a Museu”, onde os participantes puderam satisfazer algumas curiosidades sobre o funcionamento do edifício atual do Museu, enquanto cadeia, permitindo registar as memórias passadas, no ano em que se comemoram os 50 anos de encerramento das Cadeias Concelhias em consequência do Golpe militar de 25 de abril de 1974 e toda a mudança ocorrida na História de Portugal, desde então.

Da parte da tarde, o Mosteiro de Sta. Maria de Cárquere recebeu a inauguração da exposição de escultura: “Vocalises Sussurradas – Rosários do mundo atual”, da artista Isabel Babo. Um projeto cultural do Museu Municipal com a colaboração da artista autora das esculturas e dos Párocos das 11 freguesias do concelho, que pretende levar a cultura artística a todas as freguesias, bem como sensibilizar os munícipes para as questões ambientais.

Estas duas atividades pretenderam ir ao encontro do tema proposta pelo ICOM, promovendo a educação e a investigação do Património cultural que, de forma dinâmica e educativa, permitiu obter aprendizagens, descobertas e a compreensão cultural.