Realizou-se, no dia 12 de maio, uma ação de combate contra a vespa das galhas do castanheiro, com três largadas do parasitóide Torymus sinensis, em dois soutos localizados nos lugares de Canizes e Sequeiros, na Freguesia de Cárquere, e num outro localizado em Ferrós, União das Freguesias de Felgueiras e Feirão.
As largadas deste parasitóide são efetuadas pela Câmara Municipal, através do Gabinete de Desenvolvimento Rural, contando com a presença de um técnico da Direção Regional de Agricultura e Pescas do Norte, cumprindo sempre todos os critérios e normas descritas no “Plano de Ação Nacional para o Controlo do Inseto Dryocosmus kuriphilus Yasumatsu Vespa das Galhas do Castanheiro”.
Com esta iniciativa pretende-se conter a invasão, minimizar os prejuízos causados por esta praga, preservando assim a sanidade dos soutos e, consequentemente, aumentar a produção de castanhas no nosso concelho com a introdução de novas plantações.
De referir que esta Luta biológica está a ser desenvolvida no Município de Resende desde 2015, sendo que o território de castanheiros no concelho está todo coberto pelo raio de ação do parasitóide Torymus sinensis.