No fim de semana de 23 e 24 de julho, o Centro Escolar de Resende recebeu o evento “Changemakers”.
Dirigido a jovens mulheres, de Resende, a iniciativa, que resulta do projeto We4Change, contou com dois dias de debate e trabalho de projetos com base nas alterações climáticas e no que se pode fazer para diminuir o impacto e promover o consumo sustentável, tema principal.
Maria Santos, da ZERO, uma das entidades organizadores, referiu que o projeto pretende empoderar raparigas em áreas que não há tanta representatividade do género, seja no tech digital ou alterações climáticas, e chegar a sítios onde normalmente estes eventos não acontecem, daí a escolha de Resende.
Durante os dois dias, as participantes foram postas à prova para pensar o dia a dia e criar soluções para os problemas ambientais e sociais, sendo-lhes facultadas ferramentas para auxílio na criação e apresentação de projetos, para depois se distinguir o mais inovador e o que tem mais impacto social e ambiental.
A Vereadora da Educação, Animação e Cultura, Carla Costa, fez parte do júri na apresentação dos trabalhos e salientou a pertinência deste género de iniciativas e a importância que tem o colocar os jovens a pensar, dar-lhes espaço para exporem ideias, tendo em conta todo o potencial que eles representam para o futuro.
O projeto We4Change tem nos organizadores, para além da já referida ZERO, as associações El Warcha Lisboa, As Raparigas do Código e ROTAECO, que conta com uma jovem resendense, Claudia Severino.