Notícias

Home > Notícias > Biblioteca Municipal de Resende integra oficialmente a Rede Nacional de Bibliotecas Públicas

Biblioteca Municipal de Resende integra oficialmente a Rede Nacional de Bibliotecas Públicas

O Presidente da Câmara Municipal de Resende, Garcez Trindade, assinou o protocolo de adesão da Biblioteca Municipal de Resende à Rede Nacional de Bibliotecas Públicas, com o Subdiretor da Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas (DGLAB), Bruno Eiras, numa cerimónia que decorreu esta terça-feira, 8 de abril, no Salão Nobre dos Paços do Concelho.

A cerimónia teve início com uma apresentação evocativa da história da Biblioteca Municipal e do seu percurso como espaço privilegiado de acesso à leitura, ao conhecimento e à cultura, bem como do papel ativo que desempenha junto da comunidade local.

Seguiu-se o momento da assinatura de dois protocolos interligados: o primeiro formaliza a adesão da Biblioteca Municipal de Resende à Rede Nacional de Bibliotecas Públicas, representando um passo importante para o reforço da qualidade e modernização dos serviços prestados pela Biblioteca, permitindo a partilha de recursos, boas práticas e projetos em rede com outras bibliotecas do país; o segundo protocolo compreende a adesão à BiblioLED – Biblioteca Pública, uma plataforma digital inovadora que permite aos utilizadores da Biblioteca Municipal o acesso gratuito a livros digitais e audiolivros, alargando o alcance e a acessibilidade da leitura a partir de qualquer dispositivo com ligação à internet.

A cerimónia contou com um momento musical, com a interpretação do poema “Anel”, de Camilo Castelo Branco, musicado e interpretado pela Bibliotecária Municipal, Ana Maria Pinto, acompanhada por Carlos Francisco, professor da Academia de Música do Município de Resende. No final foi servido um Porto d’ honra a todos os presentes, onde não faltaram as Cavacas de Resende.

De referir, ainda, que antes da assinatura dos protocolos, Garcez Trindade acompanhou Bruno Eiras numa visita guiada à Biblioteca Municipal, à qual se juntaram as Vereadoras Maria José Dias e Carla Costa.

A adesão à Rede Nacional de Bibliotecas Públicas e à BiblioLED representa mais um passo na afirmação da Biblioteca Municipal de Resende como um polo dinâmico de promoção da literacia, da cultura e da inclusão digital no concelho.