A Biblioteca Municipal de Resende recebeu esta manhã, 19 de fevereiro, o Momento Municipal (1.º CEB) da 2.ª edição do Concurso “Leituras no Douro, Tâmega e Sousa”.
A iniciativa reuniu nove crianças do 1.º ciclo do ensino básico, previamente selecionadas nos três centros escolares do concelho, com o objetivo de testar e valorizar as suas competências de leitura e interpretação.
As crianças participaram numa prova escrita digital, baseada na obra “Serafim está sempre constipado”, de Manuela Mota Ribeiro. Os seis melhores classificados passaram a uma prova oral, onde demonstraram as suas capacidades de leitura expressiva e compreensão do texto.
No final, foram selecionadas as três crianças que irão representar o concelho de Resende na fase intermunicipal/final do concurso, que decorrerá em Baião, no dia 20 de maio de 2025.
Os finalistas que irão defender o nome de Resende na próxima etapa são:
- Francisca Lopes Rodrigues;
- Francisco Duarte de Azevedo Almeida;
- Dinis Miguel Dias Madureira.
Todos os participantes receberam certificados e prémios de participação, e os três vencedores foram ainda presenteados com a obra que irão trabalhar para a fase seguinte do concurso.
O júri do concurso foi composto por:
- Isabel Moreira, adjunta do Diretor do Agrupamento de Escolas de Resende (AER);
- Isabel Ramos, Coordenadora Interconcelhia da Rede de Bibliotecas Escolares (RBE);
- Minervina Dias, Professora Bibliotecária da Biblioteca Escolar do ERA;
- Ana Pinto, Técnica da Biblioteca Municipal de Resende.
As crianças foram recebidas pela Bibliotecária Municipal, Ana Pinto, em representação da Vereadora da Educação, Carla Costa, e pelo Diretor do Agrupamento de Escolas de Resende, António Luís Pinto Marques, que destacaram a importância da leitura na formação dos mais jovens e felicitaram todos os participantes pelo seu empenho.
O Município congratula todos os participantes e deseja boa sorte aos nossos finalistas para a fase intermunicipal!