Home > Notícias > Autores de Resende – Maria do Pilar Osório

Autores de Resende – Maria do Pilar Osório

No âmbito da rubrica mensal “Autores de Resende”, apresentamos a escritora resendense Maria do Pilar Osório.

Maria do Pilar Bandeira Monteiro Osório (1814-1887)

Nasceu na Quinta da Granja, freguesia de Cárquere, concelho de Resende. Casou com, Manuel Ferreira Sarmento Osório e passou a viver em Britiande. Não tendo filhos, perfilhou Vasco Maria Osório Sarmento Coutinho e Castro, que veio a ser o 1º Visconde de Britiande. Maria do Pilar recebeu a influência da escola romântica e ao longo dos seus romances, passados na aldeia, descrevendo cenários, tradições, crenças e lendas do povo, faz-nos muitas vezes lembrar Júlio Dinis.

Escreveu pelo menos cinco romances: Lágrimas e saudades, A secular do convento de Barrô, As duas mulheres, Uma família que viveu no século passado e A filha do povo, numa publicação póstuma do seu filho adotivo.

Poderá consultar algumas das suas obras no espaço do Fundo Local e Autores de Resende, na Biblioteca Municipal de Resende.