Home > Notícias > Autores de Resende | José Pinto Carneiro

Autores de Resende | José Pinto Carneiro

No âmbito da rubrica mensal “Autores de Resende”, apresentamos o escritor resendense José Pinto Carneiro.

José Pinto Carneiro

Nasceu em 1967 no concelho de Santa Maria da Feira, mas por decisão dos pais foi registado em Anreade, Resende.

Licenciou-se em Direito, no Porto, com uma pós-graduação em Direitos Humanos, em Coimbra e exerceu advocacia.

A vida familiar fê-lo rumar à capital, dedicando-se aí à escrita a tempo inteiro, dividindo-se entre a escrita literária e a escrita para o audiovisual.

Da sua obra literária constam sete livros publicados, entre o romance, o conto e a BD.

Como argumentista, colabora com as principais produtoras na área, iniciando-se no entretenimento, escrevendo depois essencialmente para ficção, tendo participado na escrita de dois filmes, várias séries televisivas e novelas (desde o remake de “Vila Faia” a novelas como “Mar Salgado”, “Lua de Mel”, “Terra Brava” e a recente “A Promessa”).

Ainda nesta área, foi professor adjunto convidado na pós-graduação em Storytelling da Escola Superior de comunicação Social, em Lisboa. É também o autor dos textos das bandas desenhadas “No Presépio…” e “Homem Voador”, com desenhos de Álvaro Santos.

Escreve para televisão há cerca de 20 anos, um trabalho “feliz e infelizmente muito preenchido – porque não dá tempo para mais nada”, o que vai adiando a escrita de um próximo livro, há muito desejado.