Home > Notícias > Autores de Resende – Joaquim Correia Duarte

Autores de Resende – Joaquim Correia Duarte

No âmbito da rubrica mensal “Autores de Resende”, apresentamos o escritor resendense Joaquim Correia Duarte.

Joaquim Correia Duarte (1940- )

Nasceu na freguesia de Paus, concelho de Resende, em 1940, tendo passado a sua juventude na freguesia de Felgueiras, em Resende.

Frequentou os Seminários de Lamego no curso de Humanidades, Filosofia e Teologia e licenciou-se em Ciências Históricas na Universidade do Porto, tornando-se, em 2007, membro da Academia Portuguesa de História.

Foi professor no Externato D. Afonso Henriques e na Escola D. António José de Castro, em Resende, sendo atualmente pároco na freguesia de Anreade.

Dedica-se igualmente à investigação histórica, tendo publicado importantes obras de caráter histórico, obras essenciais para a compreensão da história local, da história da diocese e ainda, no campo da ficção, vários romances de caráter histórico, tendo a região como pano de fundo.

Resende sempre lhe deverá grande parte da sua memória.

Poderá consultar o conjunto da sua obra no espaço do Fundo Local e Autores de Resende, na Biblioteca Municipal de Resende.