Home > Notícias > Autores de Resende – Jaime Cirne

Autores de Resende – Jaime Cirne

No âmbito da rubrica mensal “Autores de Resende”, apresentamos o escritor resendense Jaime Cirne.

Jaime Cirne (1874-1942)

Jaime Teixeira Cirne nasceu na Casa do Penedo, freguesia de Miomães, em 1874 e morreu no Porto, em 1942, com 68 anos de idade. Na região era conhecido por “Jaime do Penedo”.

Foi poeta e professor de História e Jornalismo. Todavia, a sua posição contrária à Ditadura fechou-lhe o acesso a muitas redações e colégios. Augusto Dias, num dos seus opúsculos, descreve-o como “Pequeno, esquelético, a face mordida de sardas, vestia andrajosamente, estava moralmente arrasado”.

O seu primeiro livro de poesia, Ideias dispersos, publicado em 1898, realça já o seu caráter profundamente lírico.

Republicano, publica por altura da proclamação da República o poemeto Alma da Liberdade, com versos exaltados contra o “trono e o altar” e em 1918, a sua dissertação numa conferência, em que traça a biografia do General Gomes Freire. Destacou-se essencialmente como poeta, tendo também publicado obras de teatro e estudos críticos.

Poderá consultar algumas das suas obras no espaço do Fundo Local e Autores de Resende, na Biblioteca Municipal de Resende.