Home > Notícias > Autores de Resende – Henrique Saraiva

Autores de Resende – Henrique Saraiva

No âmbito da rubrica mensal “Autores de Resende”, apresentamos o escritor resendense Henrique Saraiva.

Henrique Saraiva (1922-2015)

Nasceu na freguesia de Miomães, concelho de Resende, em 1922. Cresceu com fortes ligações ao rio. O seu pai, arrais no rio Douro, chegou a ter cinco barcos.

Depois de completada a instrução primária aprendeu a arte de alfaiate, exercendo-a no Porto até aos 23 anos. Casou em 1943 com Celeste Augusta e enveredou pelo comércio. Entre 1952 e 1974 viveu em Angola, tendo sido funcionário dos Correios e Alfândegas, até à sua aposentação.

Em 1974 regressa ao concelho natal e à atividade comercial, abrindo uma mercearia. Participa igualmente na vida política local, tendo integrado a vereação camarária em duas legislaturas.

Sempre gostou de fazer rimas e os dois livros publicados transbordam de emoções profundamente sentidas. Muitos dos versos são dedicados à sua mulher, sua eterna fonte de inspiração. Exímio sabedor da cultura popular da região participou em várias iniciativas da autarquia, envolvendo o Museu, a Biblioteca e as escolas.