Home > Notícias > Autores de Resende | Fernanda Araújo

Autores de Resende | Fernanda Araújo

No âmbito da rubrica mensal “Autores de Resende”, apresentamos a escritora resendense Fernanda Araújo.

Maria Fernanda Araújo Pinto Carneiro nasceu na vila de Resende em 1930. Frequentou o ensino primário em Resende e o Colégio da Imaculada Conceição em Lamego, concluindo os estudos secundários no Liceu de Vila Real. Licenciou-se em Direito pela Universidade de Coimbra, concluindo também o curso complementar em Ciências Jurídicas. Na Escola Superior de Belas Artes do Porto, concluiu o Curso Superior de Escultura.

Foi professora do ensino secundário, público e particular, vereadora da Câmara Municipal de Resende (1983-1993) e Presidente da Assembleia Municipal de Resende (1993-1997). Colaborou assiduamente na imprensa regional, essencialmente com artigos de opinião e poesia, destacando-se o jornal Miradouro. Publicou os ensaios Momentos de Arte e Uma Igreja Corajosa Já! e a obra Casei com um padre, de teor autobiográfico.