No âmbito da rubrica mensal “Autores de Resende”, apresentamos a escritora resendense Célia Sequeira.
Célia Sequeira, natural de Resende, nasceu no início da primavera de 1973. Desde tenra idade, começa a escrever e a descobrir uma “veia poética”. Seguiu todavia a área de ciências e licenciou-se em Biologia/Geologia, na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, seguindo o ramo pedagógico. Prosseguiu os estudos com um mestrado na mesma área e iniciou a carreira como professora na Escola Secundária de Resende.
Enquanto professora, sempre que a oportunidade surgia, escrevia e incluía nas suas planificações poemas e contos relacionados com os conteúdos a lecionar. Lecionou até 2012, ano em que é diagnosticada com um cancro da mama, contra o qual lutou incansavelmente. Impedida de fazer o que mais gostava, ensinar, refugiou-se depois no amor da família, em trabalhos de artesanato e na escrita.
Espelha então na sua obra as diferentes fases da sua doença, expressando os seus receios, as suas angústias, as suas conquistas e sobretudo a sua esperança, sempre almejando que a partilha da sua experiência fosse um contributo positivo para a adaptação à doença e para a sua superação por famílias a passar pela mesma situação.