Home > Notícias > Autores de Resende | Augusto Dias

Autores de Resende | Augusto Dias

No âmbito da rubrica mensal “Autores de Resende”, apresentamos o escritor resendense Augusto Dias.

Augusto Dias (1915-1977)

Luís Augusto Pereira Dias nasceu na freguesia de S. Romão, concelho de Resende, em 1915.

Frequentou os seminários de Lamego e concluiu Curso Teológico em 1936, com alta classificação, mas optou por não seguir o sacerdócio. Foi professor de Latim e Filosofia no Seminário de Lamego, no Externato Nun’Álvares, na Póvoa de Varzim e em vários colégios do Porto, colaborando ao mesmo tempo e ativamente na imprensa, em especial na imprensa da Póvoa de Varzim.
Inteligente, de escrita correta, viva, fluída e fecunda, tinha porém um temperamento impulsivo, com manifestações de oposição ao regime político de então, que o terá prejudicado na vida, na sua profissão e na sua atividade literária.

Escreveu trabalhos didáticos, históricos e alguma ficção (na Biblioteca Municipal de Resende encontram-se digitalizados, para consulta, 40 títulos); todavia, muitos dos seus escritos são aceradas críticas, muitas vezes polémicas e panfletárias.

Criou na altura as edições Beira e Douro, destinadas a lançar a sua obra.