Home > Notícias > Autores de Resende | Anselmo Borges

Autores de Resende | Anselmo Borges

No âmbito da rubrica mensal “Autores de Resende”, apresentamos o escritor resendense Anselmo Borges.

O Município congratula e felicita o Padre Anselmo Borges, que hoje completa 80 anos de idade.

Anselmo Borges

Nasceu na freguesia de Paus, no dia 20 de julho 1944.

É Doutor em Filosofia pela Universidade de Coimbra, sendo Professor da sua Faculdade de Letras.

É padre da Sociedade Missionária Portuguesa, tendo sido ordenado em Fátima em 1967. Frequentou a Universidade Gregoriana de Roma, onde obteve a Licenciatura em Teologia Dogmática, tendo ainda estudado Ciências Sociais em Paris, na École des Hautes Études en Sciences Sociales.

Lecionou Filosofia e Teologia na Universidade Católica Portuguesa e no Seminário Maior de Maputo, integrando ainda o corpo docente do Programa Doutoral em Neurociências Clínicas, Neuropsiquiatria e Saúde Mental da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto e também do Mestrado em Psiquiatria Social e Cultural da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra.

Com várias obras publicadas, com renovadas edições, colabora ainda com uma coluna regular no Diário de Notícias.

Pelo seu valioso contributo para a formação do pensamento contemporâneo, foi-lhe atribuída a Medalha de Ouro de Honra do Município de Resende.