Home > Notícias > Autores de Resende – Ângelo César

Autores de Resende – Ângelo César

No âmbito da rubrica mensal “Autores de Resende”, apresentamos o escritor resendense Ângelo César.

Ângelo César (1900-1972)

Nasceu no lugar da Granja, freguesia de Anreade, concelho de Resende, em 1900. Licenciou-se em Direito, em 1924, pela Universidade de Coimbra. Lecionou na Escola Agrícola de Bencanta (Coimbra).

Foi advogado de grande reputação, orador exímio, deputado à Assembleia Nacional (1937-1940), vogal do Conselho Nacional do Ar e membro da Associação de Jornalistas e Homens de Letras, tendo chegado a ser seu presidente. Interessou-se pelos trabalhos de magnetite na Serra do Marão e foi presidente do Futebol Clube do Porto.

Como homem de letras, foi grande amigo de Teixeira de Pascoaes, destacando-se na poesia e sobressaindo como o mais inspirado poeta lírico de Resende. Em 1962, surpreende com a sua peça Eva e Madalena, que alcança o prémio Gil Vicente, sendo radiodifundida e representada no Teatro Nacional D. Maria II, com um elenco de grandes atores nacionais.

Poderá consultar algumas das suas obras no espaço do Fundo Local e Autores de Resende, na Biblioteca Municipal de Resende.