No âmbito da rubrica mensal “Autores de Resende”, apresentamos o escritor resendense Albino de Almeida Matos.
Albino de Almeida Matos (1925-2009)
Nasceu na freguesia de Felgueiras em 1925. Ordenado padre em 1948, foi professor no Seminário de Resende durante dez anos, rumando depois a Coimbra, onde concluiu, em 1962, a licenciatura em Filologia Clássica, com 18 valores, o que lhe permitiu uma bolsa de estudos da Fundação Calouste Gulbenkian.
Lecionou em várias instituições de ensino, sendo depois nomeado leitor de Português e Literatura Portuguesa na Universidade de Zurique, Suíça, onde permaneceu entre 1969 e 1978, ano em que conclui em Coimbra o doutoramento em Literatura Latina Medieval.
Foi professor catedrático na Universidade de Aveiro até 1992, Presidente do Conselho Científico/Pedagógico, do Conselho Diretivo do Dep. de Línguas e Literaturas Modernas e fundador da Revista da Universidade de Aveiro – Letras. Manteve ainda estreita ligação à Universidade Católica Portuguesa, sendo um dos mais antigos membros da sua Sociedade Científica, apoiando a criação de um polo desta Universidade em Viseu, de que foi professor e primeiro diretor.
Após a jubilação fixou-se em Coimbra, continuando a exercer as suas funções de sacerdote. Os últimos anos da sua vida foram passados no conforto da sua terra natal.