Home > Notícias > Autores de Resende | Albino Brito de Matos

Autores de Resende | Albino Brito de Matos

No âmbito da rubrica mensal “Autores de Resende”, apresentamos o escritor resendense Albino Brito de Matos.

Albino Hermenegildo Almeida Brito de Matos (1930-2011)

Nasceu na freguesia de Cárquere, concelho de Resende.

Licenciou-se em Direito pela Universidade de Coimbra e exerceu a advocacia entre 1958 e 1977.

Eleito democraticamente em 1976 (primeiras eleições autárquicas), inicia funções como Presidente da Câmara Municipal de Resende, onde permanece, por oito mandatos consecutivos, até 2001. Foi Provedor da Santa Casa da Misericórdia de Resende entre 1981 e 1993 e presidiu a vários órgãos a nível concelhio e distrital.

Dedicou também grande parte da sua atenção à etnografia e à salvaguarda dos costumes da sua região, tendo sido Presidente do Rancho Folclórico e Etnográfico de Santa Maria de Cárquere e Presidente do Grupo Cultural e Desportivo de Santa Maria de Cárquere.

Dedicou-se ainda à escrita, publicando várias obras de poesia, com especial predileção pelo soneto.