Home > Notícias > Autores de Resende – Adriano Anthero

Autores de Resende – Adriano Anthero

No âmbito da rubrica mensal “Autores de Resende”, apresentamos o escritor resendense Adriano Anthero.

Adriano Anthero (1846-1934)

Adriano Antero Sousa Pinto nasceu no lugar das Devesas, freguesia de Cárquere, concelho de Resende, em 1846, tendo vivido longas temporadas na Quinta das Porcas, da qual era proprietário.

Licenciou-se em Direito pela Universidade de Coimbra. Iniciou-se na advocacia em Resende e continuou-a no Porto, até se aposentar em 1931. Alcançou grande reputação, principalmente no Direito Comercial, tendo exercido cargos de relevo na Ordem dos Advogados.

Foi deputado durante a Monarquia Constitucional, em várias legislaturas, vice-presidente da Câmara Municipal do Porto e professor de História Económica e Geografia no Instituto Industrial e Comercial do Porto.

Com a proclamação da República, abandona a política para se dedicar inteiramente à advocacia e aos seus trabalhos literários. Além de trabalhos jurídicos e históricos, publicou também várias obras de poesia e romances. Foi membro da Academia de Ciências de Lisboa, entidade à qual deixou todo o seu espólio e arquivo pessoal.

Poderá consultar algumas das suas obras no espaço do Fundo Local e Autores de Resende, na Biblioteca Municipal de Resende.