O Teatro Municipal da Lousã recebeu, este sábado, 18 de outubro, o 10.º Festival Nacional da Canção para Pessoas com Deficiência Intelectual, promovido pela ARCIL.
Entre as dez músicas selecionadas, provenientes de todo o país, o tema “Somos Luz” — interpretado pelo Duo “Luz Con’Vida”, formado por Francisco Correia e Patrícia Correia, representou com orgulho a Associação Portas P’rà Vida e o Município de Resende.
A canção, com letra de Silvério Guedes e música de Silvério Guedes e Joana Barradas, nasceu das sessões de Musicoterapia dinamizadas pela Academia de Música de Resende junto dos utentes da Associação, fruto de uma parceria entre o Município e a APPV.
Mais do que um Festival, este evento foi uma celebração da superação, da resiliência e do poder transformador da música, bem como um espaço de liberdade onde as dificuldades se tornaram secundárias e o coração cantou mais alto.
O grupo anfitrião venceu o concurso, com uma melodia interpretada pelos Contradições, mas o verdadeiro reconhecimento está na emoção vivida por todos os participantes, nas conquistas pessoais e no brilho nos olhos de quem subiu ao palco.
O Município de Resende congratula todos os participantes e entidades envolvidas nesta iniciativa, em especial a Associação Portas P’rà Vida, pela forma inspiradora como representa o concelho e pelo trabalho contínuo em prol da inclusão, da valorização pessoal e da promoção da igualdade de oportunidades através da arte e da música.