Foi aprovada a candidatura de Reabilitação e Reconversão Parcial do Edifício Termal de Caldas de Aregos, na área da eficiência energética, apresentada pelo Município de Resende, no âmbito do Aviso Norte-03-2017-42, relativo à Eficiência Energética nas Infraestruturas públicas da Administração Local.
A candidatura, que tem em vista a melhoria da eficiência energética do edifício da Estância Termal de Caldas de Aregos, tem um investimento elegível no valor de 871.634,89 euros, com um cofinanciamento no âmbito do FEDER, no valor de 827.610,92 euros.
Com o projeto “Promoção da Eficiência Energética – Termas das Caldas de Aregos” pretende-se melhorar a qualidade energética e ambiental do edifício, através da redução do consumo de energia e subsequente redução das emissões de CO2, promovendo uma gestão inteligente da energia. O projeto visa, ainda, a implementação de medidas de eficiência energética numa infraestrutura pública em funcionamento da Administração Local, contribuindo desta forma para a execução do Plano Nacional de Ação para a Eficiência Energética (PNAEE).
Esta candidatura vem juntar-se ao projeto, também já aprovado, de Reabilitação e Reconversão Parcial do Edifício Termal de Caldas de Aregos, submetido pelo Município de Resende ao PROVERE – Programa de Valorização Económica dos Recursos Endógenos, que vai permitir transformar as Termas de Caldas de Aregos na Estância Termal do Douro.