Home > Notícias > ANACOM apresenta estudo da qualidade das redes móveis em Resende

ANACOM apresenta estudo da qualidade das redes móveis em Resende

O Salão Nobre dos Paços do Concelho recebeu, no dia 24 de outubro, a apresentação do estudo de qualidade de serviço das redes móveis da MEO, NOS e Vodafone no concelho, bem como a situação das redes fixas de alta velocidade e as suas perspetivas de desenvolvimento.

A sessão foi aberta pelo Presidente da Câmara Municipal de Resende, Garcez Trindade, e pelo Presidente da ANACOM, João Cadete de Matos, perante o executivo com pelouro atribuído e os Presidentes das Juntas de Freguesia, que participaram na reunião.

Os resultados dos estudos de qualidade foram apresentados pelo Diretor da Delegação do Norte, Luís Roque Pedro, a que se seguiu uma apresentação sobre as redes fixas de alta velocidade e áreas brancas, feita por Patrícia Silva Gonçalves, Administradora da ANACOM.

Verificou-se que no concelho as localidades a sul são as mais críticas em termos de cobertura, em particular a União das Freguesias de Ovadas e Panchorra, a União das Freguesias de Felgueiras e Feirão e a Freguesia de Paus, sendo os melhores desempenhos nas zonas residenciais de Resende. Os resultados da situação da fibra ótica no concelho revelaram bastantes áreas brancas (zonas desfavorecidas em conectividade de rede fixa) que poderão vir a ser corrigidas.

O Presidente da ANACOM, João Cadete de Matos, apresentou aos autarcas as medidas que estão previstas para melhorar a situação das telecomunicações em Portugal, tanto ao nível dos serviços móveis como fixos. No móvel, recordou as obrigações de cobertura decorrentes do leilão do 5G, que apontam para que 75% da população das freguesias do país sejam servidas com Internet de 100 Mbps no final de 2023, percentagem que sobe para 90% em 2025, bem como o impacto favorável que se espera venha a existir na sequência da entrada de novos operadores no mercado, que adquiriram espectro no leilão.

Garcez Trindade agradeceu ao Presidente da ANACOM a apresentação deste estudo com informação atualizada sobre o comportamento das telecomunicações no concelho e ficou agradado com a notícia de que o Governo irá colocar à disposição de todos os portugueses este meio que é fundamental para o desenvolvimento social e económico e para a melhoria da qualidade de vida dos resendenses, já que a falta de infraestruturas de telecomunicações é um obstáculo à fixação de pessoas no concelho e à capacidade de atração de negócios, sendo muito importante ter o apoio da ANACOM nestas matérias.

Pode consultar o relatório do estudo aqui: