Home > Notícias > Ações de Sensibilização “Vespa velutina: Mitigação dos Impactos”

Ações de Sensibilização “Vespa velutina: Mitigação dos Impactos”

Nos dias 15 e 16 de março a Dolmen (Cooperativa de Desenvolvimento Local e Regional) e a Ader-Sousa (Associação de Desenvolvimento Rural das Terras do Sousa) promoveram duas ações de sensibilização, em formato webinar, que tiveram como objetivo a apresentação dos resultados intercalares do projeto Grupo Operacional – Vespa velutina e a sensibilização para a importância da colocação de armadilhas.

Estas ações de sensibilização contaram com a participação da Coordenadora Municipal de Proteção Civil, Fátima Pereira, e da Técnica do Gabinete Técnico Florestal, Célia Ferreira, que apresentaram a evolução desta problemática no Município de Resende e partilharam as estratégias que têm vindo a ser adotadas na sua mitigação.

De referir que, no ano de 2020 foram exterminados, por incineração ou recurso a inseticida/biocida, 85 ninhos de vespa velutina no concelho, tendo-se verificado uma diminuição em relação ao ano de 2019, o que significa que a estratégia municipal para o combate ao desenvolvimento de ninhos está a ter resultados, com a deteção precoce dos mesmos.

O Município vai continuar a apostar na aquisição de equipamentos mais eficazes na deteção e remoção/exterminação dos ninhos e na sensibilização da população para esta problemática, com o objetivo de prevenir e combater o desenvolvimento de ninhos, acautelando a saúde pública e capturando o máximo de vespas velutinas, por forma a evitar a criação de novas colónias.

Solicitamos que, em caso de avistamento de ninhos, contacte os Serviços Municipais da Proteção Civil do Município, através do n.º de telefone: 254 240 930, do n.º de telemóvel: 919 379 842 ou por e-mail: geral@cm-resende.pt.

Nesta iniciativa há, ainda, a destacar a intervenção de José Aranha, Professor da UTAD e coordenador dos trabalhos de investigação em curso, que apresentou os resultados da investigação que tem sido efetuada no Território desde 2018 e que se prolongará até final de 2021, destacando as cartas de densidade de ninhos e de transumância, que se constituirão como importantes instrumentos de apoio à tomada de decisão pelo apicultor. Apresentou ainda a evolução da problemática a nível regional e nacional, referindo que em 2012 foram registados 43 ninhos, número que tem sido crescente, tendo atingido o seu pico no ano de 2019, com o registo de mais de 21 mil ninhos, afirmando que não se trata de eliminar a praga, sendo isso impossível, mas antes mitigar os seus efeitos.

Estas ações foram realizadas no âmbito do Grupo Operacional – Controlo e minimização de prejuízos da espécie invasora vespa velutina nigrithorax na produção apícola, sendo cofinanciadas pelo PDR 2020.

Saiba mais sobre esta ação de sensibilização em: http://bit.do/dolmen-vespa-velutina