Notícias

Home > Notícias > A 8 de março celebra-se o Dia Internacional da Mulher

A 8 de março celebra-se o Dia Internacional da Mulher

Este dia pretende celebrar as conquistas das mulheres que, ao longo da história, lutam pelos seus direitos e contra o preconceito, mas também relembrar que ainda há muito por fazer. Causas como o direito ao voto, a igualdade salarial, a maior representação em cargos de liderança, a proteção em situações de violência física ou psicológica ou ainda o acesso à educação continuam atuais, pois em vários pontos do globo, as mulheres não têm esses direitos garantidos.

O Dia Internacional da Mulher é assinalado desde o início do século XX, embora com variações no dia das celebrações. Em 1975, a ONU começou a celebrar esta data, mas só a 16 de dezembro de 1977 é que a data viria a ser oficialmente reconhecida pela Assembleia Geral das Nações Unidas, através da Resolução 32/142.

Há várias explicações para o Dia Internacional da Mulher ter sido instituído a 8 de março: uma delas é a própria luta das mulheres operárias por mais direitos e melhores condições de vida nas fábricas, juntando-se, ainda, o movimento sufragista que reivindicava o direito ao voto.

A data terá sido proposta por causa de um incêndio em 1857, numa fábrica em Nova York. No entanto, este acidente nunca existiu e o mais provável é que se fizesse referência a um sinistro ocorrido na mesma cidade em 1911.