A edição 2023 do Rally Resende – Douro Verde irá para a estrada nos próximos dias 4 e 5 de março, tendo honras de abertura dos Campeonatos Start Centro de Ralis e Promo Centro de Ralis.
A prova organizada pelo Município de Resende, em parceria com o Targa Clube apresenta um figurino renovado, mais extenso e mais desafiante, cujos detalhes foram divulgados durante a apresentação que decorreu no Salão Nobre dos Paços do Concelho de Resende.
Durante o ato, Garcez Trindade, presidente da Câmara Municipal de Resende destacou “as enormes expectativas que temos em relação a esta edição do rali. É um evento que, cada vez mais, assume muita importância para a promoção do concelho e para o nosso desenvolvimento económico. Faço votos de que corra tudo bem, sem incidentes e que a organização esteja à altura das expectativas das equipas e de todos quantos venha até Resende”. O edil não deixou de referir que “o Município faz votos de que, nas próximas edições, possamos ter esta prova noutra data, preferencialmente durante o mês de junho, época das cerejas de Resende, fazendo com que todos quantos nos visitam por causa do rali, juntassem o útil a agradável, aumentando ainda mais a importância da prova na promoção de um dos nossos produtos mais importantes”.
Já Fernando Batista, presidente do Targa Clube afirmou que “esta 3ª edição é um passo fundamental na afirmação deste rali, enquanto prova aliciante para as equipas e enquanto instrumento de divulgação deste concelho e desta zona. O rali vai ser muito competitivo, com troços cronometrados muito interessantes, exigindo muita condução, assumindo-se como um rali de referência na zona Centro de Portugal”. O dirigente agradeceu “o apoio e a confiança do Município e dos clubes que connosco colaboram para levarmos a organização da prova a bom porto!”.
O Targa Clube propõe um figurino muito compacto e, como tal, desafiante para aquela que será a prova inaugural do recém criado Campeonato Promo Centro de Ralis, dando também arranque ao Campeonato Start Centro de Ralis, competição a que já pertenceu em 2022.
O dia de sábado terá a manhã e a tarde dedicadas às verificações técnicas e administrativas, bem como ao reconhecimento do rali, ficando reservado para a noite o primeiro embate competitivo do pelotão com a prova.
Essa 1ª etapa noturna, que arrancará às oito da noite, é curta e utilizará por duas vezes os 2,7 km de extensão da Super Especial desenhada no perímetro urbano de Resende. Esta “Street Stage” foi estreada com muito êxito na edição de 2022, tendo recebido rasgados elogios das equipas, sendo de esperar que, a exemplo do ano transato, a presença de muito público está garantida.
No domingo, a 2ª etapa tem arranque marcado para as 9 da manhã e antes do pódio de fecho que acontecerá pouco depois das 3 da tarde, em frente aos Paços do Concelho, o plantel que alinhe na prova terá pela frente duas seções bem duras.
A primeira engloba uma dupla passagem pela classificativa de S. Martinho de Mouros/Paus (9,07 km), separadas pela passagem única que os concorrentes farão por Barró/S. Martinho de Mouros (5,85 km). A segunda, derradeira e decisiva seção contém 4 especiais, correspondentes às duas passagens por Enxertado/S. Romão (8,10 km) e Freigil/S. Cristóvão (10,98 km).
Serão 67,55 quilómetros contra o cronometro, entremeados por 82,09 de ligações, a decidir quem leva a melhor nesta primeira prova da época a Centro, cujo interesse aumentou agora que, pertencendo a estes dois campeonatos, terá em competição toda a tipologia de carros de competição, com o Campeonato Promo Centro de Ralis a permitir a participação de viaturas dos Grupos NR4, VR4, R3N, R2, R3, R1 e Grupo A, ficando de fora os Rally1, Rally2, Rally4, R-GT e Rally3. Já no Campeonatos Start Centro de Ralis as viaturas elegíveis serão exclusivamente de tração a duas rodas motrizes, com a exceção dos Rally4.