Home > Notícias > 2 toneladas de cavacas vendidas na Festa das Cavacas

2 toneladas de cavacas vendidas na Festa das Cavacas

Milhares de pessoas provenientes de todo o país aceitaram o convite do Município de Resende e marcaram presença na Festa das Cavacas que decorreu este fim de semana no centro da Vila.

A mudança de local e o alargamento da festa para dois dias revelou-se uma aposta ganha do Município, com 2 toneladas de cavacas a serem vendidas durante o certame e a esgotarem a meio da tarde de domingo, comprovando-se o sucesso do tradicional doce de Resende que já é bem conhecido não só na região, como em todo o país.

Durante o certame, o Presidente do Município de Resende, Garcez Trindade, visivelmente satisfeito com o sucesso do evento, agradeceu a presença dos produtores, dos grupos de animação, e dos visitantes que se deslocaram à festa e afirmou que a festa superou todas as expetativas e que o objetivo foi cumprido com a “promoção do concelho e de um dos seus produtos de excelência que identifica a tradição e a história de Resende, atraindo cada vez mais visitantes à região e, consequentemente, contribuir para a dinamização da economia local”. Desafiou, ainda, todos os visitantes a estarem presentes no Festival da Cereja que se realiza nos dias 1 e 2 de junho.

Para além dos 25 produtores que disponibilizaram o afamado doce, a festa contou também com diverso artesanato, licores e compotas, vinhos e enchidos.

Durante os dois dias houve animação para todos os gostos com a atuação dos seguintes grupos: Grupo de Bombos “Bom’ Mouros”, Classe de Conjunto de Concertinas e Acordeões da Academia de Música de Resende, Grupo “Estrelas da Primavera”, Rancho de Danças e Cantares de S. Cipriano, Grupo de Rock da Academia de Música de Resende, Grupo MH2, Grupo de Bombos da Associação “Padre Antonino Pinto Duarte”, Escolas de Música das Bandas “Velha” e “Nova” de S. Cipriano, Grupo “Tom Vintém e Amigos”, Grupo de Danças e Cantares “Os Moleiros” de Sta. Maria de Cárquere e Grupo FOLKYOU.

Pelo sexto ano consecutivo realizou-se o concurso “Melhores Cavacas da Festa das Cavacas”, que premiou os três produtores que se distinguiram com as melhores cavacas do certame. Assim, a vencedora do concurso foi Carla Silva que recebeu um prémio no valor de 1250,00 euros, a produtora Ilda Vasques conquistou o segundo lugar e arrecadou 750,00 euros, sendo que em terceiro lugar ficou Rosa Silva, com um prémio no valor de 500,00 euros.

A festa das Cavacas de Resende tem atraído cada vez mais visitantes ao concelho, afirmando-se como um dos eventos gastronómicos de excelência a nível nacional.