Presidente: Maria Isaurinda Dias Pinto Campos (PS)
Morada:
Rua das Escolas, n.º 51
4660-095 FREIGIL
Telefone: 254 875 815 (chamada para a rede fixa nacional)
E-mail: j.freguesiafreigil@sapo.pt
Freigil
“Situada no extremo poente do concelho e encostada toda ela ao rio Cabrum, Freigil sobe rapidamente até ao Penedo de S. João e, em seguida, ao Ramalhal, onde atinge 679 metros de altitude.
Apesar de ser tão encostada, a terra tem aqui e ali alguns assentos, com terrenos muito férteis e paisagens repousantes. A freguesia é muito bela. Os seus campos cheios de verdura e os seus pinhais vestidos de elegância dão, a quem tem a dita de os poder contemplar, uma paz interior que satisfaz e um ar purificado que consola”.
O NOME
“0 nome da terra não se escreveu sempre do mesmo modo. Na época medieval ora se escrevia Fragivil, ora Freiginil, ora ainda Freyiyel. Nas Inquirições de 1258 aparece-nos com as formas \”Fragil\” e \”Fragivil\”. Num documento de 1321 em \”Fragiel\”. 0 nome virá de algum antigo povoador?
Ha quem pense que se trata da aglutinação de Frei Gil, no entanto, os documentos medievais não dão margem para assim pensarmos. 0 mais certo e que venha do nome próprio de um antigo povoador. J. Piel aponta como provável o nome Fredegildus (germánico-século VI/VII), através do genitivo Fredigildi (Vila Fredigildi).
0 assunto é muito discutível, tendo em atenção as formas tão diversas que apresenta nos documentos mais antigos”.
in “Resende e a sua História” – Volume 2: As Freguesias, da autoria de Joaquim Correia Duarte
Miomães
Miomães é a terra ribeirinha do concelho mais a poente. Vai desde o ribeiro da Cesta, nas Caldas, até ao rio Cabrum.
É um recanto airoso e agradável. Muito arborizado e de águas abundantes. Embora íngreme, por subir rapidamente das funduras do Douro às alturas próximas do Castro de S. João, tem locais mais repousantes, onde os milheirais medram a olhos vistos e os pomares dão frutos belos e gostosos.
Um desses sítios é o lugar de Miomães. Onde a igreja se encontra implantada. E a vista sobre Aregos! Que península graciosa invadindo o doce mar! Que presépio singular construído sobre a água! Que ninfa sonhadora debruçado sobre o rio!
Miomães é assim! Devoção! Abundância! Frescura! Beleza sem igual!
O NOME
Pinho Leal diz que Miomães, no antigo português, significava “terra de logos, lagoas e de pântanos ” e refere ainda que Mioma é o nome de uma freguesia do concelho do Sátão, sendo o topónimo corrupção da palavra árabe “maúma” que significa ria alagada ou inundada.
0 abade de Miragaia, Pedro Ferreira era de opinião que Miomães derivava, por metátese, de Mumianus que, segundo ele, também estaria na origem de Mouniz e Moniz e teria o significado de “terra de lagos”. Não parece ter grande sentido esta explicação. 0 patronímico existe de facto, mas nada tem a ver com lagos.
O topónimo terá antes origem no nome de algum antigo povoador: Villa Miomanis, ou seja, vila de Mioma ou Meoma.
Há quem escreva Meiomães. Não há razão para tal uso pois, em todos os documentos medievais aparece sempre a forma Meomães ou Miomães.
in “Resende e a sua História” – Volume 2: As Freguesias, da autoria de Joaquim Correia Duarte