Presidente: Joaquim Manuel Gouveia Tuna (PS)
Morada:
Rua de Santa Maria de Barrô, n.º 37
4660-033 BARRÔ
Telefone: 254 969 689 (chamada para a rede fixa nacional)
E-mail: juntafreguesiabarro@sapo.pt
Santa Maria de Barrô
“Quem se dirige para Lamego, antes de deixar terras de Resende, passa a meio ou ao cimo da freguesia de Barrô e goza de uma paisagem tão ampla e tão bela como poucas haverá no mundo.
Debruçada sobre o Douro, a freguesia desce apressada das alturas da serra de Mesquitela, a 734 metros de altitude, em direcção ao rio grandioso e sonolento, estrangulado lá no fundo pelos rochedos da curva dos Piares, onde antigamente a galeira da Raiva e a Pedra dos Olhos metiam medo a muita gente.
A terra é coberta de vinhedos, oliveiras e fruteiras, o que lhe dá um aspecto de muita verdura, contrastante com a terra nua da serrania e os penhascos surrealistas das encostas”.
O NOME
Barrô, tal como Bairro e Bairral vem do diminutivo latino “barriolum” que significa lugar pequeno, bairrinho.
Pinho Leal é de opinião que teria havido primitivamente, no lugar, uma habitação rústica fabricada com argila, a que se chamaria “barro”, seguindo-se mais tarde a generalização à aldeia e a toda a freguesia. Não parece que tenha fundamento a opinião de Pinho Leal.
Nos documentos mais antigos, nomeadamente no texto das Inquirições de 1258, aparece com a forma “Barriolum” e “Barriolo”. O nome Santa Maria tem a ver com a titular da igreja.
in “Resende e a sua História” – Volume 2: As Freguesias, da autoria de Joaquim Correia Duarte