Município> Freguesias > União das Freguesias de Anreade e São Romão de Aregos
Mapa do municipio de Resende

União das Freguesias de Anreade e São Romão de Aregos

Presidente: Sónia Cândida da Fonseca Pinto (PS)

Morada:
Rua de S. Miguel, n.º 805, Casal de S. Pedro
4660 ANREADE

Telefone: 254 875 816 (chamada para a rede fixa nacional)
E-mail: anreadesaoromao@gmail.com

Sítio web:  http://fanreadesaoromao.pt

S. Miguel de Anreade

“Sendo uma das localidades mais belas e progressivas da região, Anreade acompanha o Douro nas suas águas serenas, frescas e sombreadas.

Quem atravessa Anreade pela estrada nacional, não resiste silencioso e indiferente a essa beleza do Douro que encanta, que comove, que seduz.

Voltada em grande parte a noroeste, sobe apressadamente desde as funduras do rio e, repousando um pouco de vez em quando, volta a subir novamente pelas encostas, até se alcandorar nas alturas da Alagunta.

Em cada cabeço, uma novidade contagiante.
Em cada encosta, um novo fôlego de coragem.
Em cada plano, um novo alivio de frescura e de paz”.

O NOME

“O nome desta terra é muito antigo. Existem documentos com as seguintes formas: Antreati, Andreati, Antriati, Andrlati, Andriadi e Anriadi. Sempre a determinar a palavra “villa” (de) Antriati.

É interessante que nos apareça sempre, em qualquer caso, com a desinência “, do genitivo latino. Será o nome de algum colono romano, senhor desta villa rustica? Aqui perto ficam as “Caldas” que também é nome romano.
Caetano Pinto julga que Anreade é nome pre-hist6rico mas, nesse caso, só se explicaria o genitivo por apropriação do nome pelos conquistadores romanos destas encostas de Gerônzio. A sua origem vem certamente do genilivo latino “Antreati”. ” Antreatus”, seria certamente o nome do senhor romano que possuiu e colonizou esta terra.

in “Resende e a sua História” – Volume 2: As Freguesias, da autoria de Joaquim Correia Duarte

S. Romão de Aregos

“A localidade de S. Romão, muito acidentada, toda em socalcos ascendentes, sobe desde os fundos do ribeiro da Cesta a cerca de duzentos metros de altitude até as alturas da Esculca, lá no cimo, à cota de novecentos metros. Vista do Penedo de S. João é de uma beleza surpreendente.
Cheia de frescura e de esperança na Primavera e de verduras e promessas durante o Verão, impressionam as tonalidades das ramadas que emolduram os patamares da encosta no Outono e as casinhas brancas dos povoados, dispersas pela paisagem fria do Inverno.
A terra é um miradouro de beleza sobre o rio, lá no fundo, e dela se contemplam paisagens deslumbrantes nas lonjuras d\’ além Douro.”

NOME

“A terra recebeu certamente o nome do seu patrono. Num documento do século X já vinha nomeada a \”villa de Sancti Romano\”. Podemos pensar que, na altura em que antigos cultos pagãos ligados ao \”Castro Arecos\” foram substituídos por cristãos, se terá dedicado alguma pequena ermida ao mártir São Romão, a volta da qual se pode ter formado uma antiquíssima comunidade cristã. Da ermida e do titular terá passado o nome a \”villa\” medieval e, com o tempo, a toda a freguesia.

O nome tanto aparece como S. Romão de Aregos como S. Romão de Anreade. S. Romão de Aregos recorda-nos os tempos em que esta terra fez parte do antigo concelho de Aregos; S. Romão de Anreade lembra-nos a época em que a actual paroquia fazia parte, ou era anexa, da de S. Miguel de Anreade”.

in “Resende e a sua História” – Volume 2: As Freguesias, da autoria de Joaquim Correia Duarte