Visite Resende
Video de Resende

PR1 RSD – Vale do Cabrum Superior

Esta pequena rota circular desenvolve-se ao longo do Vale do Cabrum Superior, com início e fim em Ovadas de Baixo, próximo da Ponte e Parque Fluvial de Ovadas, percorrendo as encostas do ribeiro Cabrum.

A paisagem é maioritariamente agrícola, onde predominam os lameiros, atravessando vários bosques de floresta autóctone, compostos por carvalhos e freixos.

Descrição do Percurso

O percurso inicia-se em direção ao Vale do Cabrum, passando na Ponte de Ovadas e no Parque Fluvial até chegar a Covelinhas.
Na aldeia, o percurso segue num caminho de meia encosta até um aglomerado de casas e palheiros, o Monte de Covelinhas, que atualmente se encontra abandonado. Continua através de uma zona de pastagens até à Granja, seguindo para Mariares.
Atravessando a aldeia, segue até à Panchorrinha por um caminho empedrado, estreito e que atravessa lameiros e zonas de bosque.

Na ligação entre a Panchorrinha e Ovadas, atravessa novamente o vale e o leito do Cabrum, sendo a ligação entre margens feito por uma peculiar ponte de construção arcaica, mas muito interessante, a Ponte da Panchorrinha.

O percurso continua por vários caminhos rurais, estreitos, empedrados e murados.

No Cabrum desaguam diversos ribeiros de cursos sinuosos dos quais saem levadas, como a do “Rego de Boi”, de origem medieval, irrigando terras e movendo o rodízio dos moinhos.

Após a passagem em Ovadas, o percurso retorna ao ponto de início.

Distância: 8,9 km
Duração: 4 horas
Tipo de percurso: Circular
Nível de dificuldade: fácil

Coordenadas GPS – início na EM 554, perto da ponte de Ovadas
41.050704, -7.977585
41°03’02.5″N 7°58’39.3″W

Para informação mais detalhada, faça download do folheto informativo

Contactos

Instagram facebook