Inauguração da Exposição “Diáspora” dia 26 de março, pelas 15h00, no Museu Municipal de Resende.
A mostra vai estar patente até ao dia 22 de maio.
“A exposição patente intitulada de “Diáspora”, vem congregar a pintura da Artista Joana Antunes com as obras do escultor Fernando barros, naturais de Amarante, num diálogo que pretende colocar o espetador no centro da disseminação das narrativas de cada um.
Se por um lado, cada obra reflete a fuga de uma perspetiva materializada, por outro, elas também são reprodutoras de lugares, definidas pela fisionomia das obras e pela relação destas com espetador, formando fronteiras invisíveis e gerando comunidades.
Cada tela ar e cada escultura terra, parecem ser as premissas ideais para a criação de um universo que é composto pela densidade pictórica das pinturas, onde a mancha se transforma na “voz” dos não representados que aqui são protagonistas, mas que também é habitado e constituído pelos seres originários da mãe natureza, que são as esculturas que compõem a paisagem e a geografia deste mundo onde as mitologias se cruzam e coabitam.
O convite é mesmo esse. Viver a tensão entre a origem das obras, nunca renegando o seu passado e individualidade, e o presente, onde o coletivo é uma múltipla narrativa orgânica.”
Bonioso, 2022