Joaquim Pinto lança fotobiografia

Livro apresenta percurso do cabeleireiro, natural de S. Martinho

9 de abril de 2018
Joaquim Pinto lança fotobiografia
No dia 19 de fevereiro, no Centro Comercial Apollo 70, em Lisboa, decorreu o lançamento do livro “Joaquim Pinto – O Barbeiro do Poder”, da autoria de Paulo Monteiro e edição da A23 edições.
A apresentação do livro esteve a cargo do embaixador Seixas da Costa e do jornalista e professor Alexandre Manuel, numa sessão que contou com a presença de amigos, clientes e colegas cabeleireiros de Joaquim Pinto.

O Presidente da Câmara Municipal, Garcez Trindade, na impossibilidade de comparecer na apresentação do livro, visitou o cabeleireiro no seu salão Pinto's Cabeleireiros, em Lisboa, onde teve oportunidade de conhecer o Museu do Barbeiro e do Cabeleireiro, do qual Joaquim Pinto é fundador.

O livro é uma fotobiografia com a história do lojista mais antigo do apollo 70, em Lisboa, que comemora este ano 50 anos de profissão. Natural da freguesia de S. Martinho de Mouros, pelas suas tesouras já passaram quatro Primeiros Ministros e dois Presidentes da Republica. No cabeleireiro de Joaquim Pinto, os políticos e figuras que marcam a vida política e económica do País, continuam a ser clientes habituais de um salão que abriu em 1971, no então, maior shopping da Europa. Paralelamente à sua atividade de barbeiro, Joaquim Pinto começou a colecionar peças ligadas à profissão, que pela sua quantidade e qualidade, decidiu criar o Museu do Barbeiro a funcionar também no Apollo 70.

Joaquim Pinto sempre teve orgulho nas suas origens, prova disso é o testemunho de Cavaco Silva, inserido na obra, que refere “é um permanente divulgador da sua terra Natal, S. Martinho de Mouros, e do seu concelho, Resende”.

O Município de Resende congratula Joaquim Pinto pela edição desta sua autobiografia e pelo seu percurso de vida, subida a pulso, graças ao trabalho, dedicação e empenho, tornando-se num exemplo para todos os resendenses.

Adicionar comentário